Como Adaptei Kombucha de Chá Para Café

Imagem: Pinterest


Olá pessoas, olha eu de novo escrevendo sobre Kombucha!
Sem querer me passar por uma expert no assunto, longe disso, hoje vim compartilhar com vocês como fiz para adaptar minha Scoby cultivada em chá preto para café. Como eu não havia fotografado a evolução do teste, achei melhor não postar. Mas mudei de ideia e resolvi postar  porque muitas pessoas, nos três grupos em que participo me perguntaram como foi que fiz.  Então para facilitar a minha vida (risos) e levar ao conhecimento de mais pessoas, vou passar a receitinha a limpo aqui.
Lembrando a todos que esta foi uma experiencia pessoal, baseada em minhas próprias observações, as quantidades de insumos foram calculadas sem um critério específico, ou seja, usei o bom e velho ''olhômetro'', quanto ao resultado final, agradou muito ao meu paladar, uma pena a tecnologia ainda não possuir um dispositivo que seja capaz de transmitir aroma e sabores virtualmente. 😞 

Foto: acervo pessoal

Vamos ao que interessa?!


✔ Separe uma S.C.O.B.Y saudável (Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast = em tradução livre: Cultura Simbiótica de Bactérias e Leveduras) - eu usei uma cultivada em chá preto, mas acredito que em chá verde também dê certo.
✔ Prepare aproximadamente 300ml de café ao seu gosto e adoce. Não exagere na quantidade de açúcar. Se onde você mora for muito quente, o calor irá alterar o processo químico acelerando a fermentação azedando o café. Além disso o excesso de açúcar pode atrair formigas, se isso acontecer terá que ser tudo descartado.  Mexa bem para dissolver totalmente o açúcar e deixe esfriar à temperatura ambiente.
As medidas que usei para o café foram as seguintes:
→ 300ml de água filtrada,
→ 1 ¹/² colher de sopa de café em pó.
→ 2 ¹/² colheres de sopa de açúcar cristal,
→ 30ml de kombucha puro de chá preto, para o starter.

Coloque o café já frio em um pote de vidro (500ml) transparente ( para facilitar a visualização), limpo e esterilizado e cubra com papel toalha. Acomode em local de costume, longe de claridade direta, calor excessivo, ventilado, etc, assim como faz com as Kombuchas de chá. Acompanhe o desenvolvimento sem tirar o pote do lugar para não prejudicar o crescimento da sua nova S.C.O.B.Y de café, esta já será uma original. 


✔ Deixe fermentar por 3 semanas - 1F ( 1ª Fermentação)

Após esse período, você vai repetir o processo de 1ª fermentação, usando a nova S.C.O.B.Y por mais 3 vezes. Separe 10% do fermentado anterior para usar como arranque para próxima fase repetindo nas seguintes.
Estas 3 fermentações serão de 10 dias cada, num total de 51 dias. 
Como você já deve saber, a cada fermentação nascera uma nova S.C.O.B.Y , mais finas que a primeira devido ao tempo menor de fermentação, eu não descartei, deixei-as juntas até o final do processo aumentando para 400ml de café preparado, com 2 colheres de pó e 3 açúcar nos últimos 10 dias.

É  importante lembrar que:

❌ A temperatura/clima do local onde você mora, interfere diretamente no processo de adaptação e produção do Kombucha.

❌ O sabor e aroma vai depender da qualidade da fermentação.

❌ Os insumos devem ser boa qualidade, assim o resultado final será mais satisfatório.

❌ Depois que sua SCOBY for adaptada ela deverá permanecer cultivada em café, o processo não é reversível, portanto tenha uma SCOBY extra para iniciar o processo.

❗ Em minhas procuras pela internet, li que:
✔algumas pessoas não  utilizam chá de arranque (starter) para fazer a adaptação, outras não usaram uma Scoby, somente o café com chá de arranque.
Em minha primeira tentativa, também não usei o starter, mas em uma semana o cheiro estava muito ruim, como de café velho, joguei tudo fora inclusive a scoby e recomecei o teste. Usei uma scoby bem fininha, mas muito saudável, na próxima tento produzir do 0, sem Scoby matriz (já fiz com chimarrão e nasceu uma muito linda!).

❗❗ Outra maneira de preparar o kombucha de café é usar o café a frio. Eu pessoalmente desconheço a técnica, mas já está em minha lista de testes a fazer. Assim que comprovar compartilho aqui no blog.

A imagem pode conter: comida
Foto postada no grupo Kombucheiros Brasil por Regina Olivire

Completado esse período de adaptação, você terá sua Kombucha de café pronta para a 2F (2ª Fermentação). O processo é um pouco mais longo do que o primeiro cultivo de uma SCOBY em chá, não posso afirmar de maneira técnica o porque, mas baseado e minha percepção, acredito que deva ser porque a cultura precisa se reestruturar para estabilizar todas as sua propriedades enzimáticas; bactérias, leveduras e todas essas coisas maravilhosas que contém na Kombucha. 
Tenho pesquisado bastante, mas ainda não encontrei nada que seja mais abrangente a respeito da Kombucha de café, se ela é tão saudável quanto as demais, se contém as mesmas ou diferentes propriedades benéficas à saúde ou até mesmo se não passa de mais uma invencionice banal. 
Em todo caso, achei o resultado maravilhoso, foi difícil; confesso que não estava achando que daria certo. No final das primeiras 3 semanas, o cheiro do café estava horrível e o sabor tão ruim quanto, mas fui persistente e paciente, e dei continuidade sempre observando e provando pra ver se estaria melhorando o sabor e aroma. No final do processo o sabor estava agradável ao meu paladar e parti para mais uma descoberta; minha própria receita de saborização que você pode conferir aqui.

Espero que vocês tenham sucesso na adaptação tanto quanto eu ou até mais! Caso você siga essa dica, compartilhe conosco nos comentários como foi sua experiência. Ficarei muito feliz em saber e juntos poderemos aumentar nossos conhecimentos sobre essa bebida fantástica que é o Kombucha. Boa sorte à todos e saúde!

Atenciosamente
Cíntia Carvalho 





Comentários

  1. Respostas
    1. Obg, Fe. Faça sim, não vai se arrepender, coffee kombucha é uma maravilha dos deuses! 😍

      Excluir

Postar um comentário