Review: Kefir & Kombucha - Saúde em dose dupla!



Oi ''pessouas'', tudo bem com vocês? Eu tô bem, obrigada!

Como o próprio título do post diz, hoje quero falar um pouquinho sobre essa dupla ''Ke&Ko'' que estão mudando minha vida, para melhor.

Pra quem não conhece, kefir é basicamente uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos, como água e leite; o mais comum, popularmente conhecido como bichinho do iogurte.  Simplificando, kefir é um tipo de probiótico, ou seja, uma colônia de bactérias do bem, com comprovado efeito detox que resulta em uma melhora geral da saúde de nosso corpo fortalecendo-o como um todo. 

Há cerca de um mês, comecei tomar kefir quando fui visitar minha mãe. Ela cultiva essa maravilha há mais de 11 anos e o conhecia como cogumelo do sol. Foi assim que o apresentaram quando ela ganhou de uma amiga, que também havia ganhado de uma amiga e assim por diante. Na verdade, esta é a filosofia, não se vende Kefir; se doa. 
Quando voltei de viagem fui pesquisar a respeito e descobri que não se tratava de nenhum cogumelo, nem do sol nem da lua (rs),  e sim, do milenar Kefir de água, ou Tibico, como é chamado no México.
Não só ela ficou surpresa como eu também! E que surpresa maravilhosa, descobri que havia ganho uma porção do ''elixir da vida saudável''.

Os Primeiros Efeitos

Foi amor ao primeiro gole! 
Quando minha mãe disse que um dos benefícios de se tomar ''cogumelo do sol'' diariamente era regular o intestino, não tive dúvida, tomei na hora meu primeiro copaço! 
Muita gente tem receio à primeira vista, mas não eu! Bactéria por bactéria, somos feitos delas! 
O sabor adocicado e intenso agradou meu paladar logo de cara. O que bebi foi fermentado por 24h, e apesar de estar um pouco mais ácido do eu agora preparo, estava bem saboroso. Segundo minha mãe, ''tem gosto de cerveja!'' O mais engraçado é que ela não bebe cerveja nem bebida alcoólica alguma! Só um ''calicezinho'' de vinho no fim de ano.
Na primeira dose, não notei nada diferente, também pudera, estava tão intoxicada que aparentemente um copo, cerca de 200ml, não fizera efeito; aparentemente!
No dia seguinte logo pela manhã, bebi mais um copo, a mesma quantidade. A tarde percebi que estava com mais energia, e que meu intestino tinha entendido o recado. 💩😁

Empolgada com a rapidez do resultado, no dia seguinte ao acordar, a primeira coisa que ingeri foi um belo copo de kefir recém coado 😉 pra só então depois, tomar meu sagrado cafezinho. ☕
Durante todo dia me senti renovada, até meu humor havia ganhado um up!
Parece bom demais pra ser verdade não é mesmo? Mas gente, eu não estaria perdendo meu tempo escrevendo isso se realmente não fosse verdade. Funciona mesmo!! 
Passaram-se cinco dias e percebi que não era só empolgação, realmente meu intestino voltava a funcionar todos os dias como tem que ser, e isso pra mim já foi muito bom mesmo, pois o danadinho é ''O'' bicho preguiça! 
Comecei a me sentir mais leve, parecia que tinha desinchado! E com certeza isso aconteceu! Principalmente na região abdominal, meu grande trauma... A desintoxicação já dava seus primeiros sinais. Mamãe percebeu e até comentou que eu parecia mais magra. Imaginem minha alegria! 😂😂

A Segunda Semana

De volta ao lar depois de 10 dias de mimos e colo de mãe, trouxe como ''bagagem de mão'', os novos membros da família, meus ''kefilhos''. 💞💗

Durante a segunda semana, pude comprovar a eficácia do kefir no meu dia a dia. 
Aquela preguiça depois do almoço, foi embora! Aquela moleza no final da tarde sumiu! E a fome desenfreada? Encontrou seu limite! A vontade louca de comer doce a cada meia hora passou como mágica! Claro, ainda como meu santo docinho, mas nem se compara a quantidade de antes nem as vezes por semana, que era ''normalmente'' 3 a 4 vezes! Se bobear até mais!! 😱😱😱 

Totalmente satisfeita e extremamente grata pelo presente, os ''kefilhos'' me conquistaram definitivamente. E como coisa boa a gente deve compartilhar, fiz a primeira doação para uma amiga virtual de mais de 3 anos que há poucos dias tínhamos nos conhecido pessoalmente no maravilhoso ''mundo real''. Mais um ponto entre os milhões para o kefir, que promoveu  um rencontro agradabilíssimo entre eu e a Rose. 👭 
__Minha querida, espero que te faça tão bem, quanto tem feito à mim!👯 😘

Nos dias que seguiram, tive mais algumas surpresas em relação ao kefir do tipo que ninguém te fala ou pouco se comenta em sites sobre especializados, pelo menos foi o que notei em dezenas dos quais pesquisei. Acabei descobrindo sozinha, na prática. e achei o máximo quando fui ler a respeito e vi que não  era imaginação do meu positivismo.

Kefir dá pum!!! 

💨Prepare suas narinas e as de quem estiver por perto! 
Quando você começa a toma-lo com regularidade, vai notar essa reação desagradável. 
Mas não precisa ficar horrorizado nem desistir antes de tentar. Isso acontece na primeira semana quando o organismo está se adaptando a uma ingestão constante de probióticos o que pode causar uma produção maior do que o normal de gases nos intestinos. Fique tranquilo que o ''efeito estufa'' é passageiro e segundo o que li e ouvi, não acontece com todos. (Pq justo comigo!!!???) 😥

Transito irregular!!!

🚽 Há casos em que o transito intestinal fique desregulado por alguns dias, podendo acontecer até mesmo uma constipação. Segundo a explicação de um jovem médico, muito famoso no You Tube e Facebook, isso acontece pelo mesmo motivo dos gases em relação a ingestão maior de probióticos diariamente, mais do que o corpo estava habituado. Leva-se alguns dias até que o organismo reconheça e processe as quantidades a mais bactérias, reconstituindo e normalizando a flora intestinal.
Novamente, não precisa entrar em pânico e sair tomando laxante, relaxe que em pouco tempo o transito voltará a fluir naturalmente.
✔Outro motivo que pode trancar🔐 o ''número 2'', está diretamente relacionado ao tempo de fermentação do seu kefir.
✔Se você precisa muito liberar 🔓 a passagem, o recomendado é que a fermentação seja de 12 horas.
✔Se está tudo ok e você funciona como um reloginho, o ideal pra você é consumir o kefir fermentado por 24 horas. Já a fermentação de 36 horas, tranca o intestino. Não recomendável consumir o kefir com mais de 36 horas de fermentação.

Mudança no odor corporal e aumento da libido!!! 

Uh la láhhh!! Por essa eu não esperava!!
É comprovado que a ingestão de kefir trata e cura a candidíase.  A incidência deste tipo de  infecção é comum nas mulheres em qualquer faixa etária, logo, é perfeito pra nós meninas! Além disso, o odor vaginal muda consideravelmente. Dá pra ficar mais cheirosa naturalmente!!! 😍😍
Gentem do céu, esse ''trem'' é d+ de bom!!!
Quer dar um up no seu apetite sexual? Tome kefir!! Testado e comprovado!! 😉
O maridão curtiu tanto a ideia, que depois disso, começou tomar também (risos).

Kombucha 🍵



Depois de comprovar os benefícios do kefir, conheci o Kombucha.  Quis saber o que realmente era o tal ''cogumelo do sol'' e lá fui eu perguntar ao ''dr. Google''. 
Foi então que um novo mundo se abriu pra mim, novamente! Fiquei maravilhada quando li a respeito. Assim como o kefir, kombucha também é uma bebida viva com inúmeros benefícios a saúde.
Encontrei um grupo no Facebook onde consegui uma doação. Fica a dica pra quem quiser conseguir uma matriz de kombucha, ou scoby, como é chamado. Procurem por grupos da sua cidade caso você queira obter uma doação  o mais rápido. Existem pessoas que enviam pelo correio também, aí não sei como funciona, se o doador arca com as despesas postais ou o beneficiado.  A minha doadora mora na mesma cidade que eu, eu fui até ela pra receber. (Thanks, Clécia! 😘😘) 
Preparei meu elixir e em 7 dias estava pronto pra beber. Essa etapa foi a primeira fermentação feita a apartir de um scoby já ''adulto''. O sabor é bem avinagrado, mas é  não ruim, dá pra beber tranquilamente se não quiser esperar mais 3 a 5 dias para  a segunda fermentação.

Mesmo ansiosa, eu quis fazer a segunda fermentação, e valeu a pena esperar mais um pouquinho.  Fiz dois testes do mesmo sabor. Uma garrafa com suco natural de abacaxi e outra com a fruta cortada em cubinhos (adiciona-se ao kombucha já pronto e filtrado).
Que delícia que ficou!! Bem mais saboroso do que o kefir - sorry meu bebês, vcs tb são gostosinhos ta bom, mas prefiro vocês sem adições, por enquanto!😊.
Fiquei impressionada com o tal kombucha!! É muito refrescante, meio azedinho e adocicado, lembra um refrigerante de frutas cítricas. Minha filha, que não quis nem saber do kefir provou e gostou. Eu, mais ainda! O maridão aprovou; Bernardo, meu filho número 3 que está com 10, provou e não fez cara feia, agora só falta Carol, filha número 1, porque até o Sam, o nº 4 e último da prole, 😅 está tomando kefir. Não dei kombucha pra ele, ainda... por causa do gás, mas vou pesquisar mais a respeito e depois conto pra vocês. 


Então é isso. Esse foi o meu review sobre os meus novos queridinhos "Ke&Ko". Depois que provei, não fico mais sem eles e não troco por nada! Também não vendo, mas compartilho com todo prazer.
Espero que este depoimento tenha despertado interesse em você caro leitor. Procure saber mais a respeito destas duas maravilhosas bebidas e comprove por si próprio.

Deixo este link como ponto de referencia para incentiva-los a conhecer ou até mesmo saber mais a respeito sobre o Kefir & Kombucha - Um combo de saúde

Cuidem-se bem e até o próximo post.











Comentários

  1. 'Ke&Ko'' mudou minha vida! Não vivo sem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mudou a minha tb! Me pergunto, como eu não procurei por eles antes!??!

      Excluir
  2. Perfeito seu post! Muito obrigada pelo seu relato. BJ Luciana, Natal-RN

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Me incentivou a cultivar os 2. Comecei ha pouco tempo o Kefir e quwria saber se tem problema consumir os dois , se nao causa nenhum "revertério" ou se uma bacteria nao faz mal para a outra. Nao acho nada a respeito na web.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Mil perdões por não ter respondido antes. Tinha desistido do blog, porém acabei retomando com ele. Espero que neste tempo tenha conseguido resposta para sua dúvida. O que posso afirmar é com base em minha experiencia pessoal. Consumo ambos há quase dois anos todos os dias praticamente e nunca tive problema nem mesmo nenhum tipo ''revertério'' (kkkk) mto pelo contrário, só tem me feito bem.
      Caso vc apareça por aqui novamente, fique a vontade para expor suas duvidas, ficarei feliz em poder ajudar. Bjs

      Excluir
  4. gostaria de saber se alguém sentiu a producão de gases intestinais após o uso de kombucha. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ieda tudo bem com vc? Agradeço pela visita em meu blog e tb peço desculpas por não te-la respondido antes; como disse acima, havia parado de escrever aqui, mas decidi voltar.😉
      Respondendo a sua pergunta; sim!
      Mas fique tranquila porque isso acontece apenas no início do consumo.Li em um site (americano, eu acho) que é o seu organismo se adaptando a ingestão da bebida, e o aumento dos gases é perfeitamente normal. Vai depender do seu organismo por quanto tempo vc sentira esse incomodo. No meu caso foram uns 6 dias (achei mto), meu marido não teve nenhuma reação (que inveja!).
      Espero te-la ajudado. Bjs.

      Excluir

Postar um comentário