Olá ''pessouas'', tuuuudo bem? Eu to bem obrigado!
Já pensaram no que vão servir logo mais no jantar ou quem sabe num brunch de fim de semana?
Difícil missão hein?Mas se acalmem porque nem tudo está perdido. Tenho uma receitinha na manga, que com certeza vai ser sucesso na hora da comilança.
Se vocês nunca ouviram nem falar no tal do Chutney, tá mais que na hora de saber o que é e principalmente por as mãos à massa, digo, nas frutas e especiarias.
Pra quem não está familiarizado nas gourmandices, o Chutney é de origem indiana (chatni) e foi importado pelo Reino Unido lá pelo século 19, quando a Índia fazia parte do vasto império britânico.
Parece complexo, mas é bem simples. Basicamente é um molho ou até mesmo uma espécie de ''compota salgada'', ou mesmo uma geleia feito basicamente de frutas, legumes, pimenta e açúcar. O que muda são as frutas escolhidas e as especiarias que são usadas para casar os sabores. Bem condimentado ele é perfeito para quem gosta de sabores agridoces, picantes, ou ainda uma mistura dos dois. Perfeito pra mim!!!
Na Índia, é servido chutney em quase todas as refeições.
O Chutney de Manga tornou-se comum em regiões caribenhas e na África do Sul devido à grande quantidade de mangas no mercado nesses locais graças aos colonizadores ingleses que levaram a receita para além dos limites da Ásia. Depois disso, conquistou o mundo e agora chegou a nossa vez! No Brasil, o chutney de manga foi um muito bem recebido por apresentarmos hábitos alimentares semelhantes diversificado. Existem algumas marcas no mercado e os valores variam entre 17,00 a 20,00 cerca de 280gr a 320gr.
Mas pra que comprar se você pode fazer o seu?! Além de muito mais saudável por não conter ''uma tonelada'' de conservantes, o custo é menor e rende muito mais.
Geralmente, é servido como acompanhamento de peixes e grelhados.
Chutney vai muito bem obrigado, como antepasto, para dar um toque especial em saladas, incrementar molhos, em canapés, com queijos, grelhados, legumes e porque não, acompanhar carnes ou peixes. Hummm, será que fica bom com carpaccio?...
Recentemente, em minhas aventuras na cozinha, preparei Chutney de manga. Modéstia a parte, ficou muiiiitooo bom! Comi praticamente sozinha!! (esqueci que a gula é pecado! rs). Ficou tão gostoso que resolvi compartilhar aqui a receita, espero que façam é muito fácil e rende um potão!
No final, vou deixar mais 4 dicas de diferentes chutneys pra gente brincar de chef.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa.
Foto: acervo pessoal/#tudomeu/#euquefiz! |
Para preparar o Chutney de Manga, você vai precisar de:
✔2 mangas (tommy ou palmer maduras e firmes)
✔1 maçã fuji
✔1 cebola
✔1 dente de alho
✔½ pimentão vermelho
✔1 pimenta dedo de moça sem sementes
✔1 e ½ colher (sopa) de gengibre fresco ralado
✔¼ de xícara (chá) de uvas-passa brancas
✔¼ de xícara (chá) de açúcar
✔1 colher (chá) de sal
✔½ colher (chá) de açafrão em pó (ou curry)
✔1 canela em rama
✔¼ de xícara (chá) de vinagre de vinho branco ou de maça
✔¼ de xícara (chá) de água
Preparo
Videozinho caseiro pra mostrar que eu realmente fiz!
✔Descasque e corte em cubos de um centímetro as mangas e a maçã. Descasque e pique fino a cebola e o dente de alho. Corte o pimentão, sem as sementes, em cubinhos. Descasque e rale o gengibre fresco (se preferir, pique bem fininho).
✔Transfira todos os ingredientes para uma panela, junte as uvas-passa, o açúcar, o sal, a canela, o vinagre e a água e misture. Leve para cozinhar em fogo médio.
✔Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por 40 minutos, mexendo de vez em quando. Se começar a grudar no fundo da panela, regue com um pouco mais de água e misture. O chutney ainda deve ficar com um pouco de caldo, pois irá ficar mais denso quando esfriar.
✔Passados os 40 minutos, desligue o fogo. Transfira o chutney para potes de vidro esterilizados, com fechamento hermético, e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois de frios, tampe e leve para a geladeira.
Se preferir faça um dia antes, pois ele pode ser conservado por até 3 semanas. Rende aproximadamente 800gr.
Aqui estão as 4 variações pra você se inspirar
Chutney de Pimenta
Os chutneys elaborados a partir da pimenta são os mais tradicionais na cozinha indiana. São de preparo fácil e rápido, geralmente com quase nenhum tempo de cocção.
Este será o próximo da minha lista! I 💓🌶️
Esse chutney combina com carnes, quando é aquecido, ou com antepastos e pequenas entradas, quando fresco. Apesar do forte sabor da pimenta, a ardência será suavizada por cauda do açúcar.
Chutney de Abacaxi
As frutas são boas opções para elaborar condimentos para pratos diferenciados. O chutney de abacaxi, que também leva açúcar, gengibre, pimenta do reino, alho e cebola, é um excelente acompanhamento para carnes suaves, como tender, frango ou peru.
Essa iguaria combina com qualquer tipo de carne, mas ficam mais especiais quando servidos com preparo quente como complemento de frango, ou como aperitivos, em sua forma fresca, para adicionar a pães e queijos.
Chutney de Hortelã
A culinária árabe também pode se beneficiar das características da alimentação indiana. Um chutney de hortelã, requintado com lascas de cebola e alho, pode cair muito bem com carnes de sabor forte como, por exemplo, a carne de cordeiro. Além disso, esta conserva de hortelã pode ser uma alternativa refrescante para servir no verão como aperitivo no lugar de patês pesados de defumados e queijos.
Chutney de Tomate
Quer uma alternativa saudável para o ketchup, sem perder o sabor adocicado? Que tal tentar provar um chutney de tomate? Essa versão combina com todos os tipos de carne, inclusive a vermelha, e pode incrementar um hambúrguer comum.
Com batata frita... deve ficar bom! Pode ser uma experiência interessante pra sair do tempero padrão, com mostardas e ketchups industrializados. Como todas as outras variedades de chutney, este vai bem como aperitivo para ser servido com torradinhas, pães árabes e queijos especiais. Acho que vou provar na tapioca!!
Agora é com vocês! Vistam seus aventais é já pra cozinha! Amplie seu paladar usando a imaginação e combine ao que mais te agrada. Gostaram das dicas? Comente se você fizer uma delas, caso não encontre a receita, é só pedir nos comentários que passo com maior prazer.
Bon appetit e até o próximo post.
Comentários
Postar um comentário